segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Expoentes do Conhecimento

Vocês já devem ter reparado como é difícil prever a evolução do conhecimento e da tecnologia.  Todo fim de ano algum "expert" faz suas previsões para os próximos anos... e de cada vez erra em quase tudo!

Para mim um exemplo clássico é o livro/filme "2001 - A Space Odissey".  O livro, da década de '60, foi escrito por Arthur C. Clarke, talvez um dos melhores escritores científicos até hoje.  E o filme foi feito por Stanley Kubrick, com consultoria do próprio Clarke!  No entanto, suas tentativas de prever o estado do conhecimento em 2001 - pouco mais de 30 anos no futuro - foram completamente fora do alvo.  O filme mostra naves comerciais indo e vindo da Lua, com colônias lá estabelecidas... hoje, 10 anos além da época retratada, até as missões científicas à Lua deixaram de existir.  Mostra uma enorme nave tripulada indo ao sistema de Saturno - bem além de nossas possibilidades hoje.  No entanto, mostra um computador enoooorme nessa mesma nave, sem nada da miniaturização alcançada em 2001, e nele não existem telefones celulares, computadores pessoais, e muito menos algo como a Internet.

E por que um cientista experiente e visionário tem tanta dificuldade em prever o futuro próximo?

Uma das razões disso é o desenvolvimento exponencial do conhecimento humano.  Cada desenvolvimento é baseado na soma do conhecimento já estabelecido, e este é cada vez maior.  Portanto o desenvolvimento é cada vez mais acelerado, de forma exponencial.

Vamos fazer uma brincadeira simples para ilustrar a crescente velocidade desse desenvolvimento:  Se a História Ocorresse em um Dia...

Imaginemos os 5.000 anos de história documentada que temos hoje ocorrendo em um único dia.  Estamos assistindo ao pôr do sol, e relembrando tudo o que aconteceu nesse dia...
  • A Roda foi inventada ao amanhecer...
  • O Alfabeto, por volta das 9:20 horas...
  • A Bússola, pouco depois do meio dia...
  • A Imprensa, pouco antes das 5 horas da tarde...
  • O primeiro Automóvel e o primeiro Avião apareceram quase juntos, faltando 15 minutos para o por do sol...
  • O Homem pousou na Lua há uns 5 minutos...
  • e a Internet existe há pouco mais de 2 minutos!
Impressionante, não?  Reparem que em metade de todo esse tempo mal tínhamos chegado à Bússola.  Faltando uma hora, das 12 horas do dia, para o pôr do sol, a imprensa tinha acabado de aparecer.

É essa incrível aceleração na velocidade do desenvolvimento que torna quase impossível prever o que vai acontecer a seguir, e quando.

Há menos de um século as pessoas compravam, por exemplo, um toca-discos (discos de vinil, claro...), e sabiam que o utilizariam por décadas.  Mais recentemente, eu mesmo comprei um CD-player que durou pouco mais de 10 anos antes de ficar obsoleto.  Comecei a usar um DVD, e menos de 5 anos depois o BluRay o tornou obsoleto.  Troquei uma TV antiga, com CRT, por uma LCD, e... raios, a OLED está ali na esquina me olhando!

Chega a ser estressante... imaginem daqui a mais 10 anos?

Sei lá... não faço a menor idéia do que vai acontecer!!!  Só sei que tenho uma enorme curiosidade para ver!  E enquanto houver essa curiosidade estou tranquilo... ainda estou vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário